1947 – Escola Primária de Barosa
1988 – Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Barosa
2000 – Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico e Jardim de Infância de Barosa
2002 – ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DE BAROSA
2002 – JARDIM DE INFÂNCIA DE BAROSA
As origens
A Escola Básica do 1º Ciclo / Jardim de Infância de Barosa está situada no vale do rio Lis, pertence à freguesia da Barosa e encontra-se na localidade de Moínhos da Barosa, sendo uma construção do tipo Plano dos Centenários.
Segundo fontes orais, a primeira escola que existiu na freguesia remonta ao tempo da Monarquia. Nela ministrava o ensino um professor que, por ser monárquico, fugiu quando se deu a Instauração da República.
Nessa época, a escola funcionava num barracão que existia junto da escola actual. Não tinha luz eléctrica, o pátio de recreio era muito pequeno e havia um plátano de grande porte.
Aí leccionou a professora Etelvina da Conceição Casado que deu o nome a uma rua junto à escola. Como havia só uma sala de aula, os alunos eram distribuídos pelos turnos da manhã e da tarde.
A nova escola
Em 1947, foi construída a escola no local onde agora se encontra, sendo constituída por duas salas. Nessa época, uma das salas era para raparigas e outra para rapazes.
Mais tarde, em 1965, foram efectuadas obras de ampliação do edifício que passou a ter três salas de aula. Durante as obras, foram encontradas ossadas que se diz pertencerem a soldados franceses que morreram em confrontos que aqui tiveram lugar, em 1810, durante a terceira Invasão Francesa.
O edifício voltou a ser alvo de obras de restauro e ampliação, no ano de 2000, passando a ter seis salas e um pavilhão polivalente. No edifício actual funcionam quatro salas de aula do 1º Ciclo e duas do Jardim de Infância.